A Tropicália vai passar na Polivox

Prezado passante curioso ou frequentador assíduo do Sobre a Canção: Está no ar o segundo artigo do blog (ou seja, meu, Túlio) na Polivox, revista digital de música. A partir da análise de Tropicália, do Caetano Veloso, e Vai Passar, de Chico Buarque e Francis Hime, faço um balanço dos caminhos históricos da esquerda brasileira diante da cultura popular e avento caminhos possíveis para a esquerda, a cultura e, claro, a canção. A Tropicália vai passar? está à disposição. Boa leitura.

Anúncios

2 comentários em “A Tropicália vai passar na Polivox

  1. vandejer disse:

    Tulio, quando lhe parecer oportuno, e assim se lhe aprouver, eu gostaria de ver-lhe fazendo uma análise sobre as diferenças de duas gravações muito especiais de Aquarela do Brasil: a de João Gilberto, no álbum de 1981, junto com Caetano e Gil, e a de Tom Jobim no álbum Stone Flower, de 1970.
    Cuido eu que as duas versões dialogam e discutem entre si visões diferentes do mesmo objeto Brasil. Ambas são eloquentes e viciantes, é sabido. Mas as diferenças, a começar do nome (Jobim chama sua versão de “Brazil” apenas, como fazem os americanos), são por demais intrigantes, e me seria precioso ter um comentário textual seu.
    Obrigado.

    • Olá, Vandejer. Esta é uma sugestão e tanto. Na verdade, eu já cumpri parte dela, porque já tratei da gravação do João com Gil e Caetano, só que comparando com a gravação de Aluízio de Oliveira que foi usada pela Disney no filme Alô, Amigos, em que o Zé Carioca foi apresentado ao mundo. A gravação do Tom vai num certo sentido na mesma direção da do Aluizio, internacionalizando a música, enquanto a do João é quase um acalanto. Mesmo já tendo falado, vale a pena pegar a do Tom especificamente, está notado. Se quiser dar uma olhada no texto sobre a outra, está aqui. https://tuliovillaca.wordpress.com/2010/11/17/discoteca-basica-brasil-aquarela-do/ Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s