E agora no Zuim, o playlist do Sobre a Canção!

Desde que comecei este blog, me dei conta aos poucos da existência de inúmeras outras outras iniciativas que, como a minha, mas de diversas outras formas, têm a música como seu centro. E, conforme ia conhecendo cada uma delas, ia também percebendo e procurando me integrar em uma rede de blogs e sítios que tem por objetivo divulgar, analisar, e principalmente dar acesso à música de forma gratuita a todos, democraticamente, quase todos levados abnegadamente por gente que bota seu tempo, seu suor e mesmo seu dinheiro em prol da possibilidade de, através da Internet, qualquer um ter direito de ouvir qualquer música, independente de um álbum estar fora de catálogo há anos, ou e de conhecer o que se faz de novo e excelente, mesmo que boicotado pelos meios de comunicação. São pessoas, muitas obrigadas por um obscurantismo que tenta se estender pela Net, a se esconderem com pseudônimos, como o fulano sicrano do Um que tenha, a Bruxa do Vinil do Abracadabra, Leonardo Davino do Lendo Canção, o pessoal do Radinha, o do Eu Ovo, todos não por acaso com ligações aí ao lado, e muitos com ligações também para cá, e last but not least – e aí é que eu queria chegar – Haydée Belda, do Zuim.

O Zuim se intitula um espaço para a apresentação de música brasileira, e é exatamente isso: um lugar plural, onde a cada quarta feira um programa novo é colocado, em que, às vezes por tema, às vezes por autor, às vezes por estilo, ouve-se um bocado da qualidade imensa que a música brasileira chegou ao longo de mais de um século de existência, sem preconceito e com a maior puralidade de época, gênero, autor. E que, dentro desta pluralidade e generosamente, abre também espaço para que sejam sugeridos programas. O que, assim que eu vi, fiquei me coçando para fazer. Demorei um bocado para enviar minha sugestão de pauta, por pura timidez. Mas acabei, usando como pretexto os dois anos de blog, completados em maio, mandando uma lista de canções de que tratei aqui ao longo deste tempo.

E fiquei felicíssimo quando a Haydée respondeu, passamos a trocar figurinhas na montagem do programa, conseguindo os arquivos que ela não tinha. Mandei também sugestões de curtos textos introdutórios, que ela decidiu utilizar. E finalmente, após uma espera pequena mas ansiosa de minha parte, voilá! A playlist do Sobre a Canção está no ar!

De modo que venho por meio destas mal traçadas linhas, primeiro agradecer muitíssimo à Haydèe, não só por ter aceitado esta colaboração, mas principalmente pela existência do Zuim, que já me surpreendeu inúmeras vezes com coisas antigas que eu não conhecia, relações entre canções que eu não imaginara, e agora me deu a oportunidade de fazer isso também. E segundo, indicar novamente o sítio a todos, e recomendar especialmente que vão lá esta semana ouvir a seleção do Sobre a Canção. Se já foi um prazer por si só fazer a escolha das canções, maior prazer ainda é reforçar desde modo, modestamente, a rede de gente que trabalha na Internet para que a música seja de todos – que é pra isso que estamos aqui.

Esta publicação foi postada em Música e marcada .

2 comentários em “E agora no Zuim, o playlist do Sobre a Canção!

  1. haydee disse:

    Ô Tulio que delicia de encontro. Seu playlist é uma aula para todos nós sobre essa matéria que queremos conhecer mais e mais todos os dias. Não há um programa de Zuim em que eu não aprenda muito, o seu sem dúvida é intrigante e belo e dá vontade de extender as relaçõs que você faz, formar novas cadeias, re-ouvir muita musica. Obrigada pelas palavras sobre Zuim. Beijo, Haydee

    Curtir

    • Haydée, não é outra coisa que eu quero todo dia: aprender, ouvir, reouvir, estender relações – em se tratando de música e de gente. Adorei participar de algo tão legal quanto o Zuim, onde me surpreendo toda semana, e me deparar com sua gentileza e sua generosidade. Vamos em frente. Grande beijo.

      Curtir

Deixe um comentário